"A Anatel publicou um relatório informando que a quantidade de residências brasileiras com acesso à internet banda larga fixa já representava 38,6% da totalidade dos domicílios. Outra informação bem interessante do relatório está na participação de cada tipo de tecnologia neste mercado crescente no país.
Hoje, o tipo de conexão que lidera o mercado é o "xDSL", que representa 50,53% dos domicílios conectados. Em seguida surge "Cable Modem" com 32,17% e "Spread Spectrum" aparece com 6,67%. Fibra óptica é apenas o quarto colocado, tendo 6,07% da participação. Isso significa que são 1.609.364 de residências com a tecnologia."
Funcionamento de uma fibra:
Mas o que é essa tal fibra óptica?
Internet na velocidade da luz
A Internet via fibra óptica vem se popularizando e ganhando cada vez mais adeptos, a razão disso é a busca por melhor qualidade e estabilidade de conexão.
Todos nós dependemos da internet para muitas coisas, é uma tecnologia que veio para facilitar as nossas vidas. Não precisamos mais ir até uma locadora para escolher filme, nem fazer DDI para conversar com um amigo que está em outro país ou então, ter que reunir todo mundo em casa para aquela partida de vídeo game.
Porém todas as atividades que realizamos no ambiente online demandam transferência de dados, e, para isso, é necessário ter uma boa estrutura para atender essas necessidades. É aí que entra a fibra óptica.
Camadas dentro de um cabo de fibra optica
Estamos em um momento de avanço tecnológico, hoje muita coisa depende de uma conexão por rede, a "internet das coisas" veio para ficar. A demanda por uma transmissão de dados estável e sem interferências começou a ficar mais exigente. E é aí que entra a fibra óptica.
Os cabos de fibra óptica são feitos de um material dielétrico, que atua como isolante o proporciona imunidade contra as interferências eletromagnéticas causada por outros aparelhos elétricos. Isso impede que o cabo de fibra óptica perca conexões.
Os cabos de fibra óptica são feitos de um material dielétrico, que atua como isolante o proporciona imunidade contra as interferências eletromagnéticas causada por outros aparelhos elétricos. Isso impede que o cabo de fibra óptica perca conexões.
Artigo retirado site da Dell:
"A verdade é que o mundo já testa e estuda a aplicação de super velocidades para os próximos anos. Qual sua velocidade de conexão? 5 Mbps? 10 Mbps? São velocidades razoáveis, considerando o índice de internet da Ookla, segundo o qual a velocidade média de conexão no Brasil é de cerca de 12 Mbps. Agora, imagine a possibilidade de se conectar a uma velocidade de 43 Tbps.
É o que conseguiu realizar um grupo especializado em comunicações óticas de alta velocidade da Universidade Técnica da Dinamarca. Eles apresentaram seus testes em junho de 2014 em uma conferência nos Estados Unidos, defendendo o recorde de velocidade de conexão até o momento, gerado a partir de uma única fonte de luz com o uso de uma nova espécie de fibra ótica.
Na prática, o grupo usou um tipo especial de fibra ótica de uma empresa japonesa, com o diferencial de conter sete diferentes núcleos e o mesmo diâmetro de um cabo de fibra ótica padrão. A partir de um único laser, conseguiram transmitir os dados pelo cabo de 67 quilômetros e atingir a incrível velocidade de 43 Tbps. As motivações da pesquisa citam a necessidade de transmitir mais dados em espaços menores, levando em conta o desenvolvimento da indústria e a emissão de gases poluentes. Também considera o crescimento do tráfego global de dados online, na ordem de 35% a 50% ao ano.
No mundo real, locais como Coreia do Sul e Hong Kong têm velocidades médias de conexão entre as mais altas do planeta. Mas experiências recentes mostram que conexões de altíssima performance podem se espalhar. É o caso da Google Fiber, que oferece conexões de 1 gigabit (1,000 Mbps) nas cidades de Kansas, Provo e Austin, nos Estados Unidos. A velocidade está longe de alcançar o que já conseguiram pesquisadores em laboratórios, mas é muito acima da média mundial cotidiana.
Velocidades maiores, é claro, são necessárias para acompanhar a evolução do consumo. A multiplicação de dispositivos conectados na internet colocam o mundo na Era do Zettabyte, que já está em debate há alguns anos e nomeia o relatório de junho de 2014 da Cisco, multinacional que oferece soluções para comunicações em rede. De acordo com o relatório, a velocidade das conexões banda larga deve atingir 42 Mbps em 2018, o triplo dos 16 Mbps de 2013. Fazer o download de um filme em alta definição, destaca o texto, leva 41 minutos em uma conexão de 5 Mbps e 20 minutos com uma internet de 10 Mbps. Para o futuro, com o aumento do consumo de vídeos online e de melhor qualidade, a evolução dos games online e de outros serviços, apenas tecnologias que permitam altas velocidades serão capazes de proporcionar as melhores experiências."
Dell
http://delltecnologiasdofuturo.ig.com.br/para-empresa/o-que-vem-depois-da-fibra-otica-tecnologia-de-comunicacao-de-alta-velocidade/
Anatel - Locais % de cobertura de fibras Ópticas Brasil
http://www.anatel.gov.br/setorregulado/mapeamento-de-redes
https://www.projetoderedes.com.br/artigos/artigo_fibras_opticas.php
Nenhum comentário:
Postar um comentário